Como fazer download de albuns completos do Picasa

Olá a todos! :)
Como devem já ter reparado, todas as fotos usadas neste blog estão armazenadas nos Picasa Web Albums, que foi o serviço de armazenamento de fotos que, na minha opinião, saiu vencedor de uma disputa entre o Flickr e o Picasa (ver a publicação da comparação entre Flickr e Picasa aqui). Contudo, não tenho o Picasa instalado e, às vezes, preciso de fazer download de um álbum completo. Uma opção seria fazer download das fotos, uma a uma, mas, felizmente, existe uma solução simples que nos permite fazer download de um álbum completo de forma fácil e rápida :)

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Para fazer download de álbums completos com a solução que demonstrarei é necessário instalar dois programas: o Mozilla Firefox e a extensão do Firefox DownthemAll. De uma forma curta, aqui está o processo completo:
  1. Instalar o Mozilla Firefox;
  2. Instalar a extensão do Firefox DownthemAll;
  3. Ir até à página do álbum do Picasa que se pretende descarregar e clicar no link de RSS à direita;
  4. Quando a página de RSS abrir, adicionar "&imgmax=d", sem as aspas, ao final do URL e actualizar a página. Ao fazer isto irão garantir que as imagens descarregadas terão os tamanhos originais.
  5. Carregar com o botão direito em qualquer sítio da página, seleccionar DowntThemAll e depois o separador "Ligações". O separador "Imagens e Embutidos" contém apenas imagens de tamanho reduzido.
  6. Certificar que o filtro para imagens JPEG está seleccionado, escolher a pasta de destino e carregar em "Iniciar".
Após este pequeno processo, o álbum começará a ser descarregado para a pasta do disco rígido escolhida. Fácil, não é? :)

Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

Boas! :)
Há algum tempo atrás tive um problema com a minha instalação de Ubuntu. Sem mais nem menos, reparei que tinha um processo esquisito a usar todo o processador, fazendo com que o computador ficasse muito lento, levando o processador a aquecer muito, e, consequentemente, a fazer as ventoínhas do portátil funcionar como se não houvesse amanhã. Como uso o conky, rapidamente verifiquei que o processo estranho a provocar todos os problemas era o zeitgeist-daemon. O Zeitgeist-daemon é um processo que regista todas as actividades do sistema (utilização de ficheiros, histórico do browser, eventos do calendário, etc.) e grava-os numa base de dados central. Não só cria um registo cronológico, como também suporta a atribuição de etiquetas e o estabelecimento de relações entre actividades.
Talvez tenha devido a alguma actualização com bugs o processo tenha ficado danificado e estava a manter todo o processador ocupado.
Tentei terminar o processo mas o mesmo acabava sempre por reaparecer de seguida e continuava a fazer exactamente o mesmo.
Para desactivá-lo temporariamente tive de executar os seguintes passos (fonte):
  1. Adicionar o PPa do Zeitgeist ao sistema:
    sudo add-apt-repository ppa:zeitgeist/ppa
    
  2. Instalar a versão mais recente do Zeitgeist:
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade
    
  3. Reiniciar o zeitgeist-daemon
    zeitgeist-daemon --replace
  4. Instalar o activity-log-manager
    sudo apt-get install activity-log-manager
    
  5. abrir o activity-log-manager e clicar no botão "Registar actividade" no canto inferior direito da janela para desactivar o registo de dados.
(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Após desactivar o activity-log-manager, todos os problemas desapareceram e tudo ficou a funcionar como desejado outra vez :) .
Se desejado, o registo de dados pode ser ligado outra vez, ao carregar no mesmo botão.
Este problema já aconteceu há algum tempo e entretanto já reinstalei o Ubuntu. Tenho tido o zeitgeist-daemon ligado desde então e nunca mais tive o mesmo problema. Presumo que tenha sido mesmo uma actualização mal feita do programa. De qualquer das formas, se vos acontecer, já sabem como corrigir o problema :)

Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

Biografia de Steve Jobs, um livro a ler!

Boas! :)
Esta publicação vai ser um pouco diferente das publicações habituais. Desta vez vou fazer uma pequena descrição de um excelente livro que acabei de ler recentemente: a biografia de Steve Jobs, por Walter Isaacson.
E antes que pensem, não, não sou nenhum "fanboy" da Apple nem contra a mesma. Tenho sido um orgulhoso utilizador de Linux já há alguns anos e vou continuar a sê-lo :P. Gosto da minha liberdade de fazer o que me apetecer com o meu computador e ter a sensação de que estou a aprender algo de novo (quase) sempre que ligo o computador. :) Não vou entrar no domínio "Apple vs Window$ vs Linux" porque esta publicação é acerca de um grande livro, não acerca das típicas discussões que aparecem na internet todos os dias.

Mantendo-me na linha do título desta publicação, se gostam de tecnologia, computação, inovação e liderança, então devem mesmo ler este livro. Embora o nome do mesmo seja a biografia de Steve Jobs, é muito mais que isso. Enquanto o estiverem a ler até se irão esquecer de que é a biografia de um homem porque contém inúmeras coisas interessantes tais como a história dos computadores pessoais modernos, leitores de música e telemóveis. Ao ler o livro irão ficar a saber como tudo começou, quem foram os criadores e os génios por trás das grandes inovações que levaram à existência dos dispositivos electrónicos que estão a usar hoje para ler esta publicação hoje.

Como fazer um cabo de dados para um Siemens C55

Boas! Nos últimos tempos tenho vindo a desenvolver um sistema de controlo de acessos por GSM para o eLab Hackerspace utilizando um telemóvel Siemens C55 velho e, como tal, precisei de um cabo de dados para ligá-lo a um microcontrolador PIC. Procurei no ebay por um mas achei que eram um pouco caros e comecei a pensar numa maneira de fazer um cabo de dados.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Felizmente, após procurar um pouco na minha "caixa de fontes de alimentação velhas" (uma caixa onde guardo todos os carregadores de telemóveis velhos e fontes de alimentação), encontrei dois carregadores para telemóveis Siemens que tinham o conector que precisava. Contudo, depressa me apercebi que apenas tinham os pinos de VCC e GND e eu precisava também dos pinos de Tx e Rx.
Uma vez que tinha dois carregadores, decidi tentar o conector de um deles para adicionar os dois pinos que precisava e funcionou na perfeição! :)

top