Dica de laboratório para conectores de alimentação

Boas! hoje vou mostrar-vos um truque simples mas muito útil para as vossas sessões de hacking no vosso laboratório caseiro ou no vosso maker/hackerspace local.
Provavelmente às vezes querem alimentar um dispositivo a partir da porta USB do vosso computador ou a partir do carregador do telemóvel, mas o dispositivo tem um conector DC do tipo "barrel" e lá vão vocês fazer um cabo que converta de USB A para esse mesmo conector. Depois, noutro dia, precisam da mesma coisa mas com um conector micro USB, ou mini USB, ou USB B, ou um conector DC do tipo "barrel" mais grosso, ou mais fino, ou com crocodilos, ou um cabo maior, ou um cabo maior, e por aí adiante... O problema é que após algum tempo irão dar por vocês com um monte de cabos de conversão e ainda a precisar de um cabo diferente em determinadas alturas. Para que isto não aconteça, vou partilhar com vocês um pequeno truque que soluciona o problema.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)

Como gravar audio a ser reproduzido no computador

Olá! Nesta publicação vou explicar uma daquelas coisas que a indústria da música não quer que vocês saibam: como gravar áudio a ser reproduzido no vosso computador. :)
Há alguns anos atrás, nos tempos em que ainda usava o Micro$oft Windows XP, lembro-me que havia nas propriedades de som uma opção com o nome "stereo mix" que permitia que se gravasse o som que estivesse a ser enviado para a saída da placa de som. No entanto, pelo que li há uns tempos, essa opção, que era bastante útil, desapareceu dos controlos de som nas versões mais recentes do Micro$oft Windows.
Quando fiquei a saber disso, perguntei-me porque teriam removido uma opção que, por vezes, se revelava tão útil. Procurei no google sobre isso e pelo que parece a história é que as grandes corporações da indústria da música fizeram pressão junto dos fabricantes de placas de som, da Micro$oft e da Apple para que abolissem essa funcionalidade, tanto a nível de software como de hardware, de maneira que as pessoas não pudessem gravar as músicas que estivessem a ouvir. Se a história é verdadeira ou falsa, não sei... mas, sinceramente, não me surpreenderia e certamente é uma medida que se enquadra no espírito da SOPA, PIPA, ACTA, etc. : limitar a liberdade das pessoas para obter dinheiro a qualquer custo.
Contudo, usar um sistema operativo linux devolve-nos essa liberdade. Ainda melhor que ter essa liberdade de volta é poder fazê-lo de forma ainda melhor utilizando a aplicação audio-recorder :)

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
A aplicação audio-recorder permite gravar qualquer som que esteja a ser reproduzido por um qualquer programa à escolha do utilizador, em vez da mistura final de saída da placa de som. Para instalá-la podem fazer o download do pacote apropriado para a versão do vosso Ubuntu e para a arquitectura do vosso computador aqui.

top