Como fazer um cabo de dados para um Siemens C55

Boas! Nos últimos tempos tenho vindo a desenvolver um sistema de controlo de acessos por GSM para o eLab Hackerspace utilizando um telemóvel Siemens C55 velho e, como tal, precisei de um cabo de dados para ligá-lo a um microcontrolador PIC. Procurei no ebay por um mas achei que eram um pouco caros e comecei a pensar numa maneira de fazer um cabo de dados.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Felizmente, após procurar um pouco na minha "caixa de fontes de alimentação velhas" (uma caixa onde guardo todos os carregadores de telemóveis velhos e fontes de alimentação), encontrei dois carregadores para telemóveis Siemens que tinham o conector que precisava. Contudo, depressa me apercebi que apenas tinham os pinos de VCC e GND e eu precisava também dos pinos de Tx e Rx.
Uma vez que tinha dois carregadores, decidi tentar o conector de um deles para adicionar os dois pinos que precisava e funcionou na perfeição! :)
A primeira coisa a fazer foi encontrar o esquema dos pinos do conector para descobrir onde teria de adicionar os pinos para os sinais Tx e Rx. Após uma pesquisa rápida no google encontrei o esquema pretendido (fonte: pinouts.ru):

1 - Vin - Alimentação do carregador
2 - Gnd
3 - Tx
4 - Rx
5 - CTS -
6 - RTS
7 - DCD
8 - Audio P
9 - nenhum
10 - Audio N
11 - GND Mic
12 - EPP

De acordo com o esquema, tinha de adicionar os pinos 3 e 4 ao conector. A primeira coisa a fazer foi abrir o encapsulamento do conector para aceder ao interior. Depois, cortei as pernas de uma resistência e inseri-as nas aberturas correspondentes aos pinos 3 e 4. De seguida, utilizei um alicate de pontas para fazer uma pequena dobra na ponta dos pinos, de maneira a que fizessem contacto quando o conector estivesse inserido no telefone, tal como os pinos VCC e GND originais.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Após colocar os pinos em posição, tive de arranjar um cabo com 4 condutores para soldá-lo aos 4 pinos. Acabei por usar um cabo USB estragado que tinha guardado, tendo removido o conector USB. Depois de soldar os fios aos 4 pinos, enchi o interior do conector com cola quente e fechei o encapsulamento do mesmo.
Após este pequeno processo, finalmente tinha na mão um cabo de dados para ligar o Siemens C55 ao microcontrolador PIC sem gastar dinheiro nenhum. :)

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer


Mais tarde farei uma nova publicação acerca do sistema de controlo de acessos por GSM completo do eLab Hackerspace para que possam fazer um para o vosso Hackerspace local ou apenas para recolher ideias para algum projecto vosso.

Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top