Como redimensionar múltiplas imagens de uma vez

Boas! Este post é acerca de uma necessidade comum para muita gente. É altamente provável que, pelo menos uma vez, tenham tido a necessidade de redimensionar conjuntos de fotografias quer seja para poupar espaço de armazenamento, quer seja porque precisavam de as colocar num tamanho específico por alguma razão. Abaixo irão encontrar um script para fazê-lo sem qualquer esforço :) É baseado no meu script anterior sobre como Sobrepor um logótipo em várias imagens de uma vez. Mais uma vez iremos usar o programa "convert" do pacote de ferramentas Imagemagick.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
A primeira coisa a fazer é ver qual é a extensão dos ficheiros de imagem. Verifiquem se estão em .jpeg, .jpg, .png, .bmp, ... e substituam essa extensão na 10ª linha do script.

Depois terão que calcular o factor de redimensionamento, Imaginem que as imagens têm um tamanho de 640x480 e querem reduzi-las para 256x192. Se compararem o tamanho de ambas irão verificar que o tamanho desejado é 40% do tamanho original (192/480=0.4). Peguem nesse valor (40%) e substituam-no na 11ª linha. Depois de definir esses parâmetros estão prontos para começar o redimensionamento.
#!/bin/bash
echo "theBiTbangtheory.blogspot.com image resizer!"
if [ ! -d ./output ]; then mkdir ./output
fi

echo "Processing"
#resize images
for i in *.jpg;
do convert "$i" -resize 40% ./output/"$i"
echo "$i Done"
done
Podem fazer download do script aqui.

E, basicamente, é isto! Espero que vos venha a ser útil! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top