Olá outra vez! Neste post vou mostrar-vos como podem transformar um hub USB normal e barato num hub USB com alimentação externa :)

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Tenho estado a fazer algumas experiências com duas Quickams for Notebooks Pro da Logitech e com a Raspberry Pi e infelizmente não tenho estado a ter grandes resultados. Não consigo obter framerates muito elevadas e algumas das frames contêm dados corrompidos mas penso que encontrei a razão para isso. Depois de algumas pesquisas acabei por descobrir que as portas USB da Raspberry Pi só podem fornecer cerca de 100mA a um dispositivo e talvez as câmaras estejam a consumir mais do que isso. Para contornar o problema fui às lojas com a intenção de comprar um hub USB com alimentação externa.
Contudo, acabei por verificar que os hubs com fonte de alimentação externa podem ser bastante mais caros que os hubs mais comuns que não têm fonte de alimentação externa. Para poupar alguns euros decidi comprar um hub dos mais baratos que encontrasse e transformá-lo num hub com alimentação externa. E foi o que fiz! Afinal de contas bastaria adicionar um fio ao VCC, outro no GND e cortar o fio de VCC do cabo USB que lifga ao computador... Então lá fui eu a uma loja e comprei o Hub USB 2.0 mais barato que encontrei e levei-o para casa para fazer a tal modificação.

Comecei por inspeccionar o hub por fora, o que me fez começar a pensar que a modificação iria ser ainda mais fácil do que pensava. O hub USB tinha a forma de uma estrela de 4 pontas e numa das pontas estava o cabo USB. Porém, reparei que numa outra ponta da caixa havia um pequeno buraco. "Estranho! Porque raio está este buraco aqui?", pensei. Abri a caixa e na PCB junto ao tal buraco havia três furos sem qualquer componente inserido nos mesmos. Comecei a formular a hipótese de que os tais três furos seriam para soldar um conector para ligar uma fonte externa e a o buraco na caixa seria para poder ligar alguma coisa a esse conector. Usei o teste de continuidade do multímetro para verificar se a minha suspeita estava correcta e felizmente estava! :) Dois dos buracos eram do sinal de GND e o outro estava ligado à pista do VCC.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Provavelmente existem duas versões do mesmo hub USB sendo a única diferença a presença ou ausência do conector para alimentação externa. Suponho que seja mais barato para os fabricantes fabricar um grande número de um único modelo de placas de circuito impresso do que fabricar dois lotes mais pequenos de duas placas diferentes :).

Depois desta pequena descoberta comecei a procurar por um conector que servisse nos furos da placa e com sorte encontrei um que tinha retirado de placas velhas de algum outro aparelho electrónico. Soldei o conector e cortei o fio de VCC (vermelho) do cabo USB que liga ao computador e a alteração estava completa. Liguei a fonte regulada de 5V ao conector e o LED verde do hub acendeu. Tudo OK :) Liguei o cabo USB no computador e escrevi "lsusb" no terminal e verifiquei que o hub estava a ser devidamente reconhecido! Tudo ainda OK :) Por fim, liguei as webcams e abri os streams de vídeo "/dev/video0" e "/dev/video1" no VLC e fiquei com os dois streams das webcams a ser mostrados no ecrã do computador! Alteração completa e alguns euros poupados! :)

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

Esta modificação pode ser feita em qualquer hub USB, mesmo que o hub não tenha os furos para meter o conector. As únicas coisas que é preciso fazer são:
  1. Localizar as pistas do GND e do VCC e soldar um fio em cada uma;
  2. Soldar um conector nos fios;
  3. Cortar o fio VCC (vermelho) do cabo USB que liga ao computador.
O hub também funciona com a Raspberry Pi. Contudo, ainda não testei as webcams com a Raspberry Pi. Se quiserem, podem consultar o meu post anterior acerca das Primeiras Impressões da Raspberry Pi.

E é tudo! Espero que tenham gostado desta modificação simples e que seja útil nos vossos projectos :) Cuidem-se!

Actualização (04/06/12): Este projecto também está disponível no www.instructables.com . Podem vê-lo aqui.



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top