CNC Caseira TheMaker1

Olá! Nas linhas seguintes irei apresentar um projecto que demorou muito tempo até estar concluído: a minha fresadora CNC caseira. Desde os primeiros testes e experimentações com vários materiais até concluir esta máquina demoraram 2 anos. Coisas mais importantes faziam-me sempre atrasar o desenvolvimento da máquina CNC. Contudo, estimo que o tempo total empenhado no desenvolvimento da mesma tenha sido de 3 semanas. Penso que as CNCs são grandes desafios para qualquer pessoa uma vez que envolve um conjunto de conhecimentos de engenharia mecânica, electrónica e informática (apesar de esta última poder ser reduzida utilizando o software já existente). Foi um grande desafio para mim, com muita frustração pelo meio por causa da minha "falta de jeito" para fazer as peças com as poucas ferramentas que tinha, mas agora posso finalmente dizer que o projecto está concluído. :D

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
A máquina é feita de alumínio, nylon, aço galvanizado e todas as peças foram cortadas com uma serra de mão e um berbequim uma vez que no momento em que a estava a desenvolver não tinha ferramentas melhores. Os guias lineares (8mm e 10mm de diâmetro), as engrenagens e os motores (quatro PM55L-048 da NMB) foram retirados de impressoras HP velhas. Os motores estão presos a varão roscado de 10mm. Os "rolamentos" lineares são feitos com tubo de alumínio inseridos em blocos de montagem de nylon. A estrutura da base é feita com tubo quadrado de aço galvanizado com 40x40mm. Como ferramenta de corte uso uma Dremel 300. Infelizmente não tenho nenhumas imagens do processo de construção, mas espero que, ainda assim, consigam ver todas as peças e ter uma ideia de como estão montadas.

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

A caixa de controlo é feita de alumínio e acrílico branco e transparente. A placa de controlo é uma placa que desenhei (vejam o post Placa Controladora para CNC em que podem encontrar os ficheiros do projecto Kicad para placas com 3 e 4 eixos). É baseada nos desenhos da CNC3AX.

O software de controlo que uso é o Linux EMC2. Para desenhar as peças e gerar os caminhos de corte uso o HeeksCAD e o HeeksCNC, também em linux. Para fresar PCBs uso a aplicação de linha de comandos pcb2gcode, que converte os ficheiros gerber gerados pelo Kicad para G-code. Também permite gerar regiões de Voronoi para uma fresagem mais rápida. Para mais detalhes acerca do software consultem o post  Softwares para CNC em Linux.

A CNC não está perfeita nem perto da perfeição mas funciona e já consegui fazer algumas coisas interessantes em acrílico, nylon e madeira. Também consegui fazer algumas PCBs com sucesso :). O maior problema reside na baixa velocidade de corte (aproximadamente 60mm/min), e nos guias lineares finos demais, que lhes permitem dobrar um pouco e causando perda de precisão. A Dremel 300 faz o seu trabalho mas penso que mais tarde terei que arranjar algo mais robusto e mais potente para fazer o seu trabalho. Apesar de não estar perfeita, aprendi muito na sua construção e agora tenho uma ferramenta que irá permitir-me construir uma CNC maior, mais robusta e mais rápida: a TheMaker2 (que está a ser desenvolvida aos poucos). Espero que tenham gostao e se tiverem algumas questões sintam-se à vontade para as fazer nos comentários abaixo :).



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top