Experiências com moldes a vácuo

Olá! Este post é acerca de uma maneira muito simples de fazer peças de plástico para os vossos projectos. Já ouviram falar de moldes a vácuo? É um método para fazer moldes de plástico de uma peça usando calor e a sucção de um aspirador. Podem facilmente replicar o que vos vou mostrar. Apenas precisam de uns bocados de madeira para fazer uma caixa como a que vão ver nas imagens, um aspirador, uma pistola de ar quente ou um forno e alguns pratos descartáveis.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)

Boas! Este não vai ser típico tipo de publicação que costumo fazer acerca de projectos, tutoriais, publicações, etc.. Desta vez vou apenas partilhar um vídeo que mostra o estado da arte no desenvolvimento de robôs humanoides inteligentes. É um vídeo muito bom e mostra alguma da pesquisa e desenvolvimento que têm sido feitos com o robô iCub. Não estou apenas a partilhar o víde por estar a ser preguiçoso, estou a partilhá-lo porque mostra o trabalho espetacular que tem sido feito com este robô, também ele espetacular, e merece ser partilhado. Isto não e ficção científica. Isto é a realidade! Tenho a certeza que irão gostar! :)


Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

Blogging: Flickr vs Picasa

Boas! Se também são bloggers, ou pretendem ser um dia, irão deparar-se com a difícil tarefa de escolher que serviço de armazenamento de imagens usar: Flickr ou Google's Picasa Web Albums (agora também conhecido como Google Photos). Eu próprio tive que fazer esta escolha e, como tal, vou descrever a minha curta análise dos dois serviços e explicar porque escolho o Google Photos. Gostaria de realçar que esta análise tem em conta apenas as contas gratuitas.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)

Olá a todos! Este vai ser um post muito curto mas penso que um dia poderá ser útil tal como foi para mim. Às vezes os amigos, a família ou até mesmo desconhecidos dão-me/deitam fora computadores velhos/estragados (que às vezes não estão estragados coisa nenhuma e basta formatar o disco para ficarem bons :) ). Sempre que meto as mãos num destes computadores quero descobrir as especificações do hardware. Neste post vou mostrar como se pode obter informação acerca do processador que está montado num computador. Basicamente, abram uma consola e escrevam:
cat /proc/cpuinfo
e terão toda a informação acerca do CPU, tal como mostrado na imagem abaixo :).

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)

Placa Controladora para CNC v2

Como disse anteriormente, tenho estado a desenvolver a minha segunda CNC, a TheMaker2, aos poucos.Para controlar a nova máquina também desenvolvi uma nova placa baseada no PIC16LF877A, uma vez que os L297 que usei na primeira Placa Controladora para CNC  podem ser bastante dispendiosos quando comprados cá em Portugal e tinha alguns PIC16F877A cá em casa que com umas quantas linhas de código em C poderiam fazer o mesmo ou mais do que três controladores de motores de passo L297.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Tal como a outra placa, esta pode também ser separada em três partes:
  1. Isolamento - tem optoacoplacores CNY17-2 da Vishay para isolar a porta paralela do resto do circuito;
  2. Controlador - um PIC16LF877A da Microchip controla três motores de passo em modo unipolar (se preferirem um modo bipolar podem mudar o esquema e as placas à vossa vontade);
  3. Interface de potência - uma série de FETs de canal N SUP85N03 da Vishay funcionam como interruptores controlados pelo PIC16LF877A.

CNC Caseira TheMaker2

Boas! Tal como disse no meu primeiro post acerca da minha primeira CNC Caseira TheMaker1, estava a desenvolver uma CNC maior, mais rápida (ainda não consegui esta parte) e mais robusta aos poucos. Pois a fase de desenvolvimento chegou ao fim e finalmente está pronta! :D De maneira a construir uma estrutura mais rígida decidi não construí-la com uma sistema de 3 eixos móvel, mas sim com uma mesa móvel no eixo do X e uma estrutura fixa para o eixo do Y, que por sua vez segura o eixo Z. A construção é baseada nesta.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Um dos grandes objectivos era fazê-la sem gastar muito dinheiro e acreditem ou não, com algum aproveitamento de peças consegui fazer a estrutura inteira por apenas 84.4€! :D Ah, e este custo ainda incluí alguns materiais de sobra! :P

O blog Teoria do Bit Bang faz 1 ano

Olá a todos! Já lá vai algum tempo desde que publiquei alguma coisa e talvez tenham pensado que este blog ficou esquecido mas não ficou :) Tenho estado a trabalhar na mudança do wordpress para o blogspot uma vez que o blogger dá mais liberdade para fazer este blog único. Uma vez que estava a trabalhar na mudança guardei também algumas coisas para publicar nesta nova versão :) Mas cada coisa a seu tempo. Primeiro vou fazer um pequeno balanço do primeiro ano deste blog de tecnologia/hacks :)

top