Coursera: Programação Interactiva com Python

Boas! Há cerca de dois meses e meio fiquei a saber da nova tendência na educação via web, os MOOCs. MOOC significa Massive Open Online Course. Basicamente, há uns poucos sites onde se podem tirar vários cursos de várias universidades de renome mundial como o MIT, Stanford, Harvard, etc. A melhor coisa é que os cursos são absolutamente grátis! :) Tenho a certeza que estes novos sistemas de aprendizagem online estão a começar uma nova era na educação superior uma vez que agora qualquer pessoa com acesso à internet pode ter acesso a cursos de elevada qualidade.
Após pesquisar um pouco para ver que cursos havia disponíveis e quais estavam prestes a começar, decidi começar com um curso da Rice University no Coursera: Interactive Programming with Python. Eu já sabia programar em Python antes do cursos mas, ao mesmo tempo, sabia que havia ainda determinados pormenores a aprender, outros a dominar e que havia também algumas boas práticas para adquirir no que diz respeito a programação de aplicações com GUI e animações. Para além disso, há alguma maneira mais motivante de aprender do que a fazer jogos clássicos como o Pong ou o Asteroids? Acho que não :)
Deste modo, vou fazer uma pequena "review" do curso de maneira que possam perceber como funciona e se deviam ou não frequentar o curso :)

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
O curso tem aulas em vídeo semanalmente que podem ser vistas quando, onde e ao ritmo que quiserem.
Todas as semanas são adicionados vídeos novos e serão precisas aproximadamente duas horas para os ver. Os professores Joe Warren, Scott Rixner and John Greiner ensinam tudo de forma muito clara e amigável e nota-se que tiveram uma grande dedicação na preparação do curso, pois fazem o melhor que podem para manter os alunos motivados ao longo dos vídeos. Se pensam que ver aulas em vídeo é aborrecido, esqueçam porque podem acabar a rir em frente ao computador em algumas aulas :).
A avaliação é feita em duas partes: questionários e mini-projectos. Todas as semanas terão dois questionários e um mini-projecto para completar. Os questionários estão bastante bem feitos e irão testar os vossos conhecimentos e fazê-los esclarecer alguns detalhes. Os mini-projectos permitirão que vocês vejam o que conseguem fazer com o que aprenderam nessa semana. Durante o curso irão acabar por fazer os seguintes jogos: Rock-paper-scissors-lizard-Spock, Adivinhar o número, Cronómetro: o Jogo, Pong, Memória, Blackjack e Asteroids. Se quiserem experimentar alguns dos jogos podem fazê-lo carregando nos botões de Play embaixo: 

Cronómetro: o Jogo (o objectivo é parar o temporizador quando o último dígito é 0):
Pong (usem as teclas S e W para o batente do lado esquerdo e as setas para cima e para baixo para o batente do lado direito):
Memória:
Blackjack:
Asteroids (usem as setas para controlar a nave e a barra de espaços para disparar os misséis. Se sairem do jogo e a música continuar a tocar, carreguem em F5. Estou com preguiça e não me apetece tentar corrigir isso agora :P):

NOTA: Todos os jogos estão a correr a partir de www.codeskulptor.org por Scott Rixner.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Se têm alguma experiência de programação, irão gastar cerca de meia hora para os questionários e cerca de duas horas para os mini-projectos. Irão acabar por precisar de cerca de 5/6 horas por semana para completar o curso. Se tiverem alguma experiência em programação não terão problemas em ter 100% em todos os questionários e mini-projectos (no caso de se estarem a perguntar, sim, tive 100% a tudo :P). Contudo, se forem principiantes em programação e seguirem atentamente as aulas, os questionários e os trabalhos também não terão problemas em completar o curso.
Toda a programação é feita numa excelente ferramenta desenvolvida pelo professor Scott Rixner: Codeskulptor. Basicamente, o Codeskulptor é uma espécie de IDE online para Python juntamente com o interpretador de Python e armazenamento na cloud. Basta irem ao link e irão ver que é extremamente fácil de utilizar. A avaliação dos mini-projectos é feita por todos os alunos: ap+os cada mini-projecto, todos os estudantes têm de avaliar pelo menos 5 mini-projectos de outros estudantes verificando se cumprem os requisitos presentes em listas bem definidas.
Para além de todas as coisas que descrevi, há ainda fóruns de discussão onde podem conhecer outros colegas e discutir com eles quaisquer dúvidas que possam ter. Por vezes os professores também respondem às questões.
Tirar este curso foi uma experiência muito boa e ao mesmo tempo diferente e deixo aqui os meus parabéns aos professores responsáveis pelo excelente trabalho que fizeram na preparação do curso. Ensinar: eles estão a fazer da forma correcta! Se se estão a perguntar se deviam tirar o curso, não pensem mais. Inscrevam-se na próxima edição! Eu já tinha bastantes conhecimentos de programação e ainda assim aprendi algumas coisas e fiz alguns projectos engraçados.
Para terminar, aqui ficam links para os três MOOCs que conheço: Coursera, edX e Udacity. Em alguns dos cursos disponíveis pelas duas primeiras at+e podem obter certificados de conclusão dos cursos. No caso da Rice University, que dá o curso que referi, não dão certificados. De qualquer das formas, o que é que isso interessa? Aprendi algumas coisas e é o que interessa!
Até à próxima! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top