Como instalar o HeeksCAD no Ubuntu 12.04

Boas! Num post anterior onde falei sobre Softwares para CNC em Linux mencionei o HeeksCAD,
que é um excelente software para gerar os caminhos de corte a partir de modelos 3D para fresagem CNC. Contudo, quando actualizei o Ubuntu para a versão 12.04 comecei a ter problemas com o plugin HeeksCNC e algumas das operações, tais como a de "pocketing" e a de perfil, deixaram de funcionar. Tentei reinstalá-lo no Ubuntu 12.04 mas acabei por descobrir que não era um processo tão linear como nas versões anteriores. Como tal, decidi fazer um pequeno tutorial de como instalar o HeeksCAD no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
A primeira coisa que se deve saber é que a versão oficial do repositório do HeeksCAD não irá funcionar.
A versão oficial nao tem incluído o script de instalação para o Ubuntu nem algumas mudanças que permitem a compatibilidade com versões mais recentes de algumas bibliotecas que são necessárias no Ubuntu 12.04. Terão que fazer um checkout de um commit específico feito no repositório sliptonic. Certifiquem-se que têm o git instalado, abram um terminal e escrevam:
git clone --recursive git://github.com/sliptonic/heekscad.git
cd heekscad/
chmod +x INSTALL_UBUNTU.sh
./INSTALL_UBUNTU.sh
O Ubuntu irá provavelmente pedir a password de administrador e, depois de a inserirem, irá instalar o Heekscad e algumas bibliotecas e a vossa instalação do Heekscad estará feita. Aproveito para aconselhar que vão buscar uma sandes e arranjar alguma coisa para fazer depois de iniciarem a instalação enquanto o Heekscad é instalado. Vai demorar. (já agora, está aqui uma discussão acerca da instalação nos fóruns da ShapeOko).
Após o passo que descrevi, a minha instalação do HeeksCAD ainda não estava boa. Ainda tinha algumas versões antigas de algumas das bibliotecas instaladas que estavam a causar incompatibilidades e ainda tive que corrigir algumas coisas. Mais especificamente, estava a ter o erro:
ImportError: /usr/local/lib/python2.7/dist-packages/area.so: undefined symbol: _ZNK5boost6python7objects21py_function_impl_base9max_arityEv
que depois acabei por descobrir que era o mesmo erro que foi reportado no Issue 18. A versão da biblioteca libarea que eu já tinha instalada estava danificada e tive que corrigi-la. Aqui está o que fiz para a corrigir:
  1. Localizei os ficheiros "area.so" que tinha e removi-os:
    $ locate area.so
    /usr/lib/python2.7/dist-packages/area.so
    /usr/local/lib/python2.7/dist-packages/area.so
    $ sudo rm /usr/lib/python2.7/dist-packages/area.so
    $ sudo rm /usr/local/lib/python2.7/dist-packages/area.so
    
  2. Fiz o download do CMakeLists.txt para o projecto libarea e coloquei-o dentro da pasta /heekscad/heekscnc/libarea , sendo /heekscad a pasta com os ficheiros do checkout de git que referi anteriormente. Depois disso, instalei a libarea com o cmake, Aqui estão os comandos para fazer o download do CMakeLists.txt e instalar a libarea:
  3. E o problema da libarea ficou resolvido e finalmente fiquei com o HeeksCAD e o HeeksCNC a funcionar domo desejava.
Se forem azarados como eu e por alguma razão estranha as coisas não ficarem a funcionar como desejado, aqui estão algumas coisas que podem querer tentar para resolver os problemas:
  1. Instalar a libarea como descrito acima;
  2. Reinstalar o HeeksCNC manualmente com o cmake. No terminal têm que ir à pasta do git checkout do heekscnc e escrever:
    cmake .
    make
    sudo make install
  3. Reinstalar o HeeksCAD manualmente com o cmake. No terminal, vão até à pasta do git checkout do heekscad e escrevam:
    cmake .
    make
    sudo make install
Espero que a primeira parte deste tutorial seja suficiente para meter o Heekscad a funcionar. Caso contrário, espero que a segunda resolva o problema :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top