Como instalar as ferramentas de Bluetooth na Raspberry Pi

Na sequência do meu post anterior sobre Como começar com a Raspberry Pi sem monitor, rato e teclado vou agora mostrar como instalar as ferramentas de software para Bluetooth.
No projecto em que tenho estado a trabalhar no momento, terei que usar Bluetooth com a Raspberry Po para que mais tarde possa estabelecer ligações com vários dispositivos via Bluetooth. Com este objectivo, encomendei algumas pens Bluetooth do ebay e alguns módulos Bluetooth HC-05, também do ebay.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
A primeira coisa a fazer é ligar a pen Bluetooth e escrever "lsusb" no terminal para ver se a pen Bluetooth está a ser reconhecida. Como exemplo, as que encomendei do ebay aparecem como:
Bus 001 Device 004: ID 0a12:0001 Cambridge Silicon Radio, Ltd Bluetooth Dongle (HCI mode)
Se na lista de dispositivos estiver algum que diga "Bluetooth", então provavelmente está tudo ok para continuarmos. A instalação das ferramentas de Bluetooth para a Raspberry Pi leva algum tempo mas é muito fácil. Basta abrir um terminal na Raspberry Pi e escrever:
sudo apt-get install bluetooth bluez-utils blueman
Depois vão vazer uma sandes e esperem que a instalação termine.
Assim que a instalação terminar podem usar a ferramenta hcitool para ver se a vossa pen está mesmo a ser reconhecida como dispositivo Bluetooth. Abram um terminal na Raspberry Pi e escrevam:
hcitool dev
e deverá ser impressa lista de dispositivos que estão ligados à vossa Raspberry Pi e o endereço MAC dos mesmos. Como exemplo, na minha apareceu:
Devices:
 hci0 00:15:83:3D:0A:58
Agora que têm a certeza que o vosso dispositivo está a ser reconhecido podem tentar e procurar por outros dispositivos Bluetooth que estejam perto. Para testar, liguem a visibilidade do Bluetooth do vosso telemóvel e escrevam no terminal:
hcitool scan
Quando o faço com o meu telemóvel obtenho:
Se tivere resultados semelhantes, então têm a vossa pen Bluetooth a funcionar correctamente com a vossa Raspberry Pi. Mais tarde farei outro tutorial a ensinar a estabelecer uma ligação série entre a vossa pen Bluetooth e um módulo Bluetooth HC-05 :)
Por agora, é tudo! :)



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top