O nascimento do eLab Hackerspace

Boas! Hoje fou falar-vos de um Hackerspace que fundei juntamente com os meus amigos e colegas João Duarte, Gonçalo Pereira, Fábio Martins e Hugo Santos em Setembro de 2011 no seio da Universidade do Algarve. O Departamento de Engenharia Electrotécnica já há uns anos que disponibilizava uma sala aos estudantes para poderem realizar os seus próprios projectos mas nunca tinha tido muito uso.
Tudo começou há uns anos atrás com o Clube de Electrónica, que fui fundado por outro amigo, o Zé Luís (hoje em dia a fazer trabalhos muito bons na empresa dele, a Metalideia) e alguns amigos dele. Após alguns anos mudou de nome duas vezes, tendo-se tornado no NEEST, depois no NOISE, mas infelizmente apenas os nomes iam mudando e não havia muita coisa a ser feita, excepto manter o espaço "vivo", o que também foi importante. Caso contrário a sala teria sido perdida. Tínhamos vindo a falar como o espaço não estava a ser propriamente usado já há uns tempos e finalmente decidimos avançar e transformá-lo num Hackerspace, eLab. Tanto quanto sabemos, foi o primeiro Hackerspace a ser fundado no seio de uma universidade em Portugal, tendo grandes benefícios tais a inexistência de renda de utilização do espaço, e electricidade e internet gratuitas. Outro benefício é a possibilidade de pedir algumas ferramentas emprestadas ao Departamento de Engenharia Electrotécnica enquanto não temos possibilidades de as comprar, o que dá sempre jeito.
Começámos por nos encontrar uma vez por semana para limpar tudo, reaproveitar componentes de aparelhos electrónicos que tinham sido recolhidos ao longo dos anos, colocar prateleiras nas paredes, organizar todos os componentes e ferramentas e deitar o lixo fora.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Depois ainda tivémos de elaborar as regras de utilização do espaço, de maneira a que todos possam usar o espaço em harmonia e sem quaisquer conflitos.
Basicamente agora temos uma sala com aproximadamente 4x4m com 6 bancadas de trabalho individuais e uma bancada maior para trabalhos mecânicos (furar, cortar, martelar, esmagar, destruir :P) Também temos um computador e algumas ferramentas básicas como alicates de pontas, alicates de corte, chaves de fendas, serras, pistolas de cola quente, x-actos, ferros de soldar, etc. Ainda não temos muitas ferramentas mas vamos comprando mais à medida que vamos tendo recursos financeiros para isso.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Depois dessa primeira fase, finalmente tínhamos tudo pronto para começar a desenvolver outros projectos e actividades para convencer outros estudantes ou pessoas de fora da universidade a frequentar o Hackerspace, a vir aprender connosco e a vir ensinar-nos coisas novas e a divertirem-se a fazer projectos interessantes.
Desde então temos vindo a desenvolver vários projectos, tais como o logótipo iluminado com LEDs, um sistema de controlo de entradas com GSM, um plasma speaker, uma Tesla Coil, robôs móveis, um veículo eléctrico, uma agitadora de PCBs automática, uma placa de desenvolvimento PIC, etc. e temos também organizado vários workshops: transformar uma fonte de alimentação ATX em fontes de alimentação de laboratório, fabrico de PCBs e, dentro de poucos dias, de Instrumentação Electrónica com Arduino para principiantes.
Esperamos continuar a crescer no número de membros, no número de workshops, no número de pessoas a vir aos workshops, na quantida de ferramentas, projectos e tornar o eLab num Hackerspace de referência em Portugal.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
Sim, ainda estamos no começo e ainda não temos quaisquer máquinas CNC, máquinas de corte a laser ou impressoras 3D mas havemos de lá chegar com o tempo ;) Provavelmente não iremos poder comprá-las... por isso teremos de construi-las nós mesmos.

Aqui estão algumas imagens do trabalho árduo que teve de ser feito para deixar o espaço pronto a ser utilizado :)

Get the flash player here: http://www.adobe.com/flashplayer

Espero que vos tenha inspirado a juntar o vosso grupo de amigos e a criar um Hackerspace na vossa cidade, universidade, escola, etc. :)

Se desejarem, podem (e devem!) consultar (e subscrever!) o blog do eLab aqui: http://ualgelab.wordpress.com/

Até à próxima!



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate

0 Comments:

top