Boas! Nesta publicação vou mostrar como configurar um ambiente de desenvolvimento para elaborar e compilar código para microcontroladores PIC, da Microchip.
Iremos precisar de três pacotes principais:
  1. gputils - uma colecção de ferramentas para os microncontroladores PIC da Microchip (TM). Inclui o gpasm, o gplink e o gplib.
  2. sdcc - small device C compiler
  3. piklab - um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para aplicações baseadas nos microcontroladores PIC e dsPIC da Microchip semelhante ao ambiente de desenvolvimento MPLAB. Integra várias toolchains de compilação quer para C, quer para Assembly e suporta também os programadores mais comuns (série, paralelos, ICD2, Pickit2, Picstart+), o debugger ICD2, e vários bootloaders (Tiny, Pickit2 e Picdem).

Há algum tempo tive a necessidade de juntar vários PDFs num único ficheiro e não fazia a mínima ideia de como fazê-lo. Após uma breve pesquisa descobri que era relativamente fácil fazê-lo e decidi partilhar aqui "a receita". Primeiro é preciso instalar dois programas:
sudo apt-get install gs
sudo apt-get install pdftk
Depois basta abrir uma consola e executar o seguinte comando:
gs -dNOPAUSE -sDEVICE=pdfwrite -sOUTPUTFILE=resulting_file.pdf -dBATCH file1.pdf file2.pdf file3.pdf
E é só isso! :) Pode mudar o nome do documento final "resulting_file.pdf" para outro nome qualquer à escolha e adicionar quantos ficheiros desejar para juntar num único PDF.



Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! :)

Donate


Como usar OpenCV com CMake e Codeblocks no Ubuntu

Continuando as publicações anteriores sobre Como instalar o OpenCV 2.3.1 no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot com Suporte para Pyhton e Como usar o CMake com o OpenCV agora vou mostrar como usar o OpenCV com o CMake e o Codeblocks IDE. O Codeblocks é um excelente IDE para C++ open source, multi-plataforma, gratuito e concebido para corresponder às maiores necessidades dos utilizadores. É um IDE bastante extensível e configurável. Tenho-o usado desde há mais de 2 anos e nunca senti qualquer necessidade de mudar para outro IDE. Suporta também depuração e code completion que são funcionalidades muito úteis.

(Clicar na foto para ver com melhor resolução no Picasa Photostream)
No Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot é bastante fácil adicionar um atalho de teclado personalizado. Basta clicar no ícone no canto superior direito do ecrã, depois em Definições do Sistema > Teclado > Atalhos. De seguida basta clicar no botão "+" para adicionar um novo atalho, dar-lhe um nome e escrever o comando desejado. Como exemplo, defini um atalho com o nome "Banshee" que executa o comando "banshee" quando carrego na combinação de teclas Shift+F4.

Fácil, não é? Contudo, se usar efeitos de visualização do desktop não irá conseguir adicionar um atalho de teclado desta maneira uma vez que o metacity deixa de ser o gestor do ambiente gráfico, sendo substituído pelo Compiz.

Como usar CMake com OpenCV

CMake  é um sistema de compilação open source e multi-plataforma. Consiste numa família de ferramentas concebidas para compilar, testar e criar pacotes de software. É usado para controlar o processo de compilação utilizando ficheiros de configuração simples e independentes da plataforma e dos compiladores usados. O CMake gera Makefiles que podem ser usados num ambiente de compilação à escolha do programador.

OpenCV é uma biblioteca open source de visão computacional que já foi referida neste blog (ver Como instalar o OpenCV 2.3.1 no Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot com Suporte para Python).

Este tutorial vai guiá-lo pelo processo de usar o CMake para compilar projectos que usem a biblioteca OpenCV. Este tutorial é baseado num outro tutorial feito por Damiles mas tem algumas pequenas mudanças.

O OpenCV (Open Source Computer Vision) é uma biblioteca de funções de programação para visão computacional em tempo real. É escrita em C/C++ e é usada no mundo inteiro em muitas aplicações de visão computacional.

Este tutorial é uma mistura de dois outros bons tutoriais de instalação do OpenCV: A Compreehensive Guide to Installing and Configuring OpenCV 2.3.1 on Ubuntu do site ozbots.org; e OpenCV Installation Guide on Debian and Ubuntu da OpenCV Wiki. Utilizei este procedimento com sucesso para instalar o OpenCV em dois computadores com arquitectura amd64 (um portátil e um desktop) a correr Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Contudo, se se deparar com algum problema pode consultar a publicação Comprehensive OpenCV Installation Troubleshooting Guide do site ozbots.

Primeira publicação

Olá! Esta é a publicação de inauguração deste blog. Espero que gostem dos conteúdos que serão publicados brevemente por aqui. A maioria será sobre robótica, electrónica, ciências computacionais, hacks, etc. Contudo, ocasionalmente poderei também publicar coisas sobre outros assuntos. Este blog é uma versão em português do blog original The BiT Bang Theory blog que é escrito em inglês. Resumidamente, espero que gostem das eventuais publicações que irei fazer por aqui :)


top